6 MAI 19H - Igreja de São Vicente

Teatro, Performance
O SENHOR MOEDAS
4 NOV 19H - Black Box (CDCE)
de João Garcia Miguel
Tudo começou no Cairo onde fui abordado por um amigo holandês. O propósito: a Europa e o teatro. Como pode o teatro servir de instrumento para os caminhos do mundo se abrirem e multiplicarem? Pode o teatro contar a história da Europa do ponto de vista de um alentejano português de Beja? A Europa futura será feita de muitas histórias que ainda estão por contar. Este é um projecto acerca dessas histórias. Nasceu, não por acaso, na Holanda onde os holandeses passam o tempo a questionar a Europa e em geral as políticas dos políticos holandeses. Desceu agora para Portugal, Itália, Roménia e Letónia encontrando aí novos parceiros e novas histórias. Será um projecto sobre os Europeus e as suas múltiplas visões e identidades em diálogo. Entrevistámos o actual comissário português em Bruxelas o Engenheiro Carlos Moedas. Partimos em busca de homens e mulheres que sonham e ou sonharam com um mundo diferente. As suas histórias, emoções e ideias são as fontes do espectáculo, que se deseja como um momento de abertura. Um instante de reflexão sobre os muitos nós de que a Europa se faz. Esse será o lugar e o tempo que buscamos para esta obra despida sobre homens e mulheres de carne e osso.

Ficha técnica e artística
Biografia //
Texto | João Garcia Miguel
Espaço cénico e direcção | João Garcia Miguel
Interpretação | Sara Ribeiro
Figurinos | Rute Osório de Castro
Iluminação e Técnica | Roger Madureira
Direcção de produção | Georgina Pires
Assessoria de Imprensa | The Square
Imagem Fotográfica | Mário Campos Raínha
Agradecimentos | Eng. Carlos Moedas
Dr. Alfredo Sousa
Paulo Barriga
Filipa Figueiredo
Alma D’Arame
Amândio Anastácio
Artista Performativo, Programador e Investigador, Lisboa 1961. As suas práticas artísticas caracterizam-se pelo experimentalismo performativo e a preocupação com o papel do artista enquanto investigador e interventor social.
A criação, investigação e formação são a base permanente das suas atividades. Ministra aulas em universidades em Portugal e no estrangeiro. Escreve obras performativas e ensaios sobre o ato criativo e o corpo. Participa em seminários acerca da performance e do inconsciente.
Expõe com regularidade. Fundador dos coletivos: Canibalismo Cósmico, Galeria Zé dos Bois e OLHO – Grupo de Teatro. Em 2003 funda a Cia. JGM e abre em Lisboa, o “Espaço do Urso e dos Anjos” dedicado à formação e divulgação das artes performativas.
Em 2008 é nomeado Diretor Artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras. Em 2016 assume a direção da Associação Teatro Ibérico em Lisboa. É associado do centro internacional de formação avançada Actor’s Center em Itália e membro associado do IETM — Informal European Theatre Meeting.
É Doutorado pela FBAUL em 2017 PERFORMANCE CORPO E INCONSCIENTE. Em 2008 recebe Prémio FAD Sebastià Gasch em Espanha. Em 2014 recebe prémio para a melhor encenação teatral com o espetáculo Yerma de Federico Garcia Lorca pela SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.
